Ouvidoria do TCE/AL participa do Encco

11/09/2023 ás 20:22:08

Visualizações: 334

A Ouvidoria do Tribunal de Contas de Alagoas, representada pelas servidoras Cerise Liberato e Sirley Veloso, participa a partir desta segunda-feira (11), em Natal (RN), do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas – ENCCO.Este ano, o encontro tem como tema: “Ética, Participação e Controle” e se estende até a próxima quarta-feira (13).


Um dos principais objetivos do ENCCO é fomentar e disseminar o conhecimento nas áreas de Corregedoria, Ouvidoria e Controle Interno dos Tribunais de Contas do país, promovendo o compartilhamento de ideias, informações e experiências, na busca pelo aprimoramento e fortalecimento destas unidades e, com isso, a melhoria crescente e contínua dos resultados efetivos dos Tribunais de Contas.

O encontro é coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social, cujo Presidente, Conselheiro Antônio Gilberto de Oliveira Jales, também preside o TCE do Rio Grande do Norte.

Em anos anteriores, o Encontro contava com a participação somente das Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas. A partir deste ano, a sigla ganhou uma referência à área de Controles Internos dos TCs, incluída na programação em razão de agora ser uma temática integrada no referido Comitê do IRB.

O Encco conta com o apoio de todos os institutos do sistema de controle externo do Brasil: ATRICON, CNPTC, ABRACOM, AUDICON, AMPCON, bem como do CONACI. Palestras, Grupos de Trabalhos, reuniões técnicas, realizadas simultaneamente, com membros e servidores das Ouvidorias, das Corregedorias e dos Controles Internos dos Tribunais, compõem a pauta do Encco 2023, que contempla também a assinatura das Cartas de Compromissos aprovadas durante o encontro.

Além da Palestra Magna “ Ética, Direitos e Literatura”, temas como: “ Ouvidorias como canais de fomento à transparência e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas”, Fomento ao controle social e cidadania plena” e “Macrofunções do Sistema de Controle Interno: Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Auditoria Interna” fazem parte dos assuntos abordados pelos palestrantes e participantes do Encco 2023.



Mais Recentes

Ver mais