Tribunal de Contas de Alagoas promove palestra em apoio ao Outubro Rosa

15/10/2021 ás 12:54:37

Visualizações: 135

Servidores do Tribunal de Contas de Alagoas participaram, nesta sexta-feira (15), no auditório da Corte de Contas, da palestra de conscientização ao combate do câncer de mama e do colo do útero, com participação da médica mastologista Francisca Beltrão.

A palestra faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa, e todos os anos o TCE/AL participa do movimento junto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer
(RFCC). “Nós temos uma casa de apoio e atendemos até 30 pacientes por mês. Oferecemos todas as refeições, acompanhamento de enfermeiros, transporte e também acolhimento psicológico”, explica a Presidente da RFCC, Maria Helena Lessa.

O objetivo do encontro é orientar sobre a importância dos exames, da alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e de fatores que podem influenciar no aparecimento da doença. “
Essa campanha na verdade acontece o ano todo, estamos sempre alertando sobre a prevenção e a importância da mulher se tocar e conhecer o seu corpo. Precisamos conscientizar mulheres de todas as idades, e também os homens”, destaca a Dra. Francisca Beltrão.

O encontro também contou com a participação do setor de Saúde da Mulher da Secretária de
Estado da Saúde, representada por Inês Brandão e Carla Lima. Finalizando o momento, como acontece todos os anos, foi realizado um sorteio de brindes.


OUTUBRO ROSA


A campanha “Outubro Rosa” foi criada em 1997 nos Estados Unidos e atualmente é realizada em todo o mundo, com intensificação dos esforços para diagnóstico precoce e fortalecimento da rede de apoio.


As formas mais eficazes para detecção da doença nas fases iniciais são o exame clínico da mama e a mamografia, que devem ser feitos regularmente, após os 35 anos, mesmo quando não há sintomas. Ter na família um parente de primeiro grau que teve câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos, estar acima do peso, ser sedentário ou fumante eleva os riscos de incidência.


A grande mobilização busca promover ações preventivas e também ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de buscar atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.


Galeria


Mais Recentes

Ver mais