Ministério Público de Contas participa da 3ª edição do projeto Jovem Conselheiro que promove vivência prática do controle externo

04/10/2025 ás 13:42:31

Visualizações: 7

O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), a convite do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), participou da 3ª Sessão Plenária Simulada do projeto Jovem Conselheiro, uma iniciativa da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça. O evento foi realizado nesta quinta-feira (02), no plenário Divaldo Suruagy, e reuniu estudantes de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – campus Arapiraca, além de estagiários de Direito e Contabilidade do TCE/AL.

O projeto Jovem Conselheiro

Extensão do programa “TCE de Portas Abertas”, o projeto Jovem Conselheiro tem como objetivo aproximar a sociedade — especialmente os jovens acadêmicos — do funcionamento do controle externo, proporcionando uma vivência prática do processo de julgamento das contas públicas.

Ao longo de aproximadamente dois meses, os estudantes participaram de atividades de estudo, mentorias, visitas técnicas e elaboração de pareceres, vivenciando de forma concreta as responsabilidades de conselheiros e procuradores de contas.

Nesta edição, os casos simulados foram inspirados em personagens das obras Vidas Secas e São Bernardo, do escritor alagoano Graciliano Ramos, unindo cultura, literatura e controle público em uma abordagem inovadora e educativa.

Participação e papel do Ministério Público de Contas

O Ministério Público de Contas teve participação fundamental no projeto. Sob a mentoria da servidora Luana Beder, o grupo do MPC foi composto por estagiários do órgão, que desempenharam os papéis de “Jovem Procurador-Geral” e assessores, reproduzindo o trabalho do Ministério Público junto ao Tribunal.

A estudante Mirela Cavalcante atuou como Procuradora-Geral Jovem, representando o MPC na sessão simulada e apresentando manifestações e pareceres sobre dois processos fictícios: uma prestação de contas de governo e uma representação.

Segundo o subprocurador-geral Ricardo Schneider, representante do MPC durante a cerimônia, o projeto proporciona aos alunos uma experiência transformadora, que ultrapassa os limites da sala de aula tradicional:

“Enquanto professor, percebemos que quando o aluno vivencia o ambiente real do controle externo, representando conselheiros e procuradores, o aprendizado é muito maior do que numa sala de aula tradicional. O MPC sente-se honrado por participar desde o início e apoiar uma iniciativa que tanto contribui para a formação cidadã e profissional dos jovens”, destacou Schneider.

O subprocurador-geral também ressaltou a satisfação institucional com o crescimento do projeto e o entusiasmo dos participantes:

“Ficamos contentes em ver esse projeto crescendo cada vez mais, evoluindo, encantando os alunos e observando a experiência de uma estagiária nossa que participou do projeto — o quanto ela ficou empolgada e motivada. Nós, do MPC, estamos muito satisfeitos em participar desde o começo, apoiando essa importante iniciativa”, completou.

A mentora Luana Beder também ressaltou o orgulho em acompanhar a evolução dos estudantes ao longo do processo:

“Foi muito gratificante ver o quanto os alunos cresceram e evoluíram em conhecimento ao longo desse processo. Participar das reuniões e presenciar o desempenho deles na sessão simulada mostra que cumprimos nossa missão. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos mais uma vez!”, afirmou.

Sessão simulada e formação prática

Durante a sessão, os alunos tomaram posse simbolicamente como conselheiros e procuradores, assumindo papéis representativos dentro da Corte de Contas. O estudante Micael Dias Sant’Anna foi o presidente simbólico do TCE/AL, e os colegas ocuparam cargos técnicos e jurídicos.

Os participantes apresentaram e relataram processos, debateram pareceres e emitiram votos, vivenciando a dinâmica real de um julgamento de contas públicas.

Reconhecimento nacional

A relevância do Jovem Conselheiro foi reconhecida nacionalmente: o projeto conquistou o 1º lugar no Prêmio ABEL 2025, na categoria Fiscalização (Sociedade Civil e Tribunais de Contas), entregue durante o 41º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Natal (RN).

Importância do projeto e legado do MPC

A atuação do Ministério Público de Contas reforça sua missão institucional de promover a transparência, a educação cívica e o fortalecimento do controle externo.

O projeto Jovem Conselheiro consolida-se como uma ação educativa de impacto, aproximando o Tribunal de Contas das novas gerações e mostrando, na prática, o papel do MPC na defesa do interesse público e na boa gestão dos recursos.

O MPC/AL reafirma, assim, seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e com o fortalecimento das instituições de controle e transparência pública.

Acompanhe as fotos no ALBÚM DIGITAL. A transmissão da sessão plenária simulada esta disponível no Youtube da TV Cidadã, através do link: https://www.youtube.com/c/TVCidad%C3%A3Alagoas/videos.


Galeria


Mais Recentes

Ver mais