Enio Pimenta é empossado procurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas

02/04/2025 ás 17:33:30

Visualizações: 55

Nesta quarta-feira (2), o Procurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), Enio Andrade Pimenta, foi reconduzido ao cargo do MPC/AL. A solenidade ocorreu na sede do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), com a presença de membros do TCE/AL e MPC/AL, além de autoridades locais. 

 

Atuando em harmonia e com apoio do TCE/AL nas demandas levadas pelo MP de Contas, o então procurador-geral Enio Pimenta permanece com sua gestão no biênio 2025/2026. Em discurso de posse, Enio falou sobre a importância da atuação do MPC/AL na fiscalização e controle dos recursos públicos, enfatizando o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública. “Um dos principais papéis do Controle Externo é o papel corretivo. Então, não há como você corrigir situações de dez anos atrás. Mas se você consegue fazer um acompanhamento mais competente da gestão, de modo que o gestor ainda no exercício do mandato consiga corrigir aquelas falhas apontadas pelo Tribunal, isso sim é uma verdadeira revolução”, ressaltou. 

 

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, Enio já atuou como Gestor Governamental, na Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe, e Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União. No MP de Contas, foi Corregedor-Geral, titular na 3a Procuradoria de Contas, Subprocurador-Geral e Procurador-Geral no último biênio. Natural de Salvador-BA, tomou posse no MPC/AL em março de 2011. 

 

Participaram da Sessão Extraordinária: o presidente eu vice-presidente, conselheiros Fernando Toledo e Otávio Lessa; a diretora da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide; o conselheiro corregedor Rodrigo Siqueira; a conselheira ouvidora Rosa Albuquerque; o conselheiro Anselmo Brito e o conselheiro substituto Alberto Pires; o presidente da OAB/AL, Vagner Paes; a subdefensora geral da Defensoria Pública, Thaís Moreira e o presidente da Câmara de Municipal de Maceió, Chico Filho. 

 

A cerimônia de posse foi marcada por discursos que enfatizaram a relevância do Ministério Público de Contas na garantia de uma gestão pública responsável. As autoridades presentes destacaram a importância de uma atuação conjunta entre os órgãos para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e promover o desenvolvimento sustentável do estado. 

 

Acompanhe as fotos no álbum virtual disponível no link:https://flic.kr/s/aHBqjC7xDa


Galeria


Mais Recentes

Ver mais