Visualizações: 903
Promovendo um debate sobre conscientização, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Contas de Alagoas realizou, na manhã segunda-feira (29), o “Corregedoria Day”. O evento, que aconteceu no auditório, reuniu membros e servidores do TCE/AL, abordando o tema "Ética em debate: Prevenção e enfrentamento ao Assédio e à Discriminação".
Realizado com o apoio da Escola de Contas Públicas, e em parceria com o Poder Judiciário de Alagoas, o Corregedoria Day foi iniciado com a belíssima apresentação do coral Contas e Cantos, regida pelo maestro Gustavo Lima, ao piano Esly Albuquerque e coordenado por Sidilene Cavalcante.
Seguindo a programação do evento, a psicóloga Flavy Lima abordou o tema “Construindo Relações Éticas : comunicação Não-violenta no ambiente de trabalho. Na segunda palestra, a juíza titular da 21ª Vara Cível da Capital, Dra. Emanuela Porangaba, abordou sobre “Diversas formas de assédio sexual, moral e discriminação e como combatê-las”.
Por último, a realização da mesa redonda mediada pela coordenadora do Corregedoria-Geral, Marina Calheiros, e formada pelo diretor-geral, Daniel Bernardes; a diretora de Recursos Humanos, Marta Varallo, e o diretor de Coordenação de Técnicos, Ércole Brandimarte.
As instituições públicas devem adotar uma postura ativa na abordagem do assedio moral, questão que, não apenas impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida dos servidores, mas também afeta a eficácia na entrega de um serviço público de excelência. “O evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Ética, que acontece no dia 2 de maio. É uma temática atual e permanente, que é tão importnte que não deve sair das discussões”, ressalta o coselheiro corregedor, Rodrigo Siqueira.
A abordagem proativa do assédio e a discriminação, reflete o compromisso do Tribunal de Contas de Alagoas com a criação de um ambiente de trabalho que fomente a integridade, o respeito e a justiça, que são fundamentais para uma administração pública verdadeiramente eficaz. “O TCE está adotando ações integras para combater e prevenir ações danosas como essa. Não temos um ambiente e trabalho promíscuo, mas devemos continuar tomando atitudes para que ele permaneça cada vez melhor”, destacou o presidente Fernando Toledo.
POLÍTICA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL E À DISCRIMINAÇÃO
O Tribunal de Contas de Alagoas instituiu, através do Diário Oficial do dia 12 de março, a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação, com o objetivo de promover e assegurar um ambiente de trabalho livre de qualquer conduta que possa configurar assédio moral e sexual.
O TCE/AL está criando um Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação, através dos setores de Serviço Social e de Psicologia, que atuarão no suporte e acompanhamento das pessoas afetadas por situações de assédio e discriminação no âmbito institucional, com práticas restaurativas e resguardando o sigilo profissional, a fim de minimizar riscos psicossociais e promover a saúde mental no trabalho.
Texto e fotos: Júlia Marques
01/05/2025 | 14:43
Jornal Atricon está no arOs Tribunais de Contas brasileiros intensificam iniciativas estratégicas conforme divulgado no Jornal Atricon ...
30/04/2025 | 12:56
Novos concursados da Câmara Municipal de Maceió visitam o TCE/AL em edição especial do “TCE de Portas Abertas”Por Letícia Arraes- Ascom TCE-AL Na manhã desta quarta-feira (30), o Tribunal ...
30/04/2025 | 10:59
Presidente do TCE/AL é convidado para lançamento de cartilha sobre contratação de artistas nos municípios alagoanosPor Letícia Arraes- Ascom TCE-AL O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alag...
28/04/2025 | 10:36
UNICEF convoca municípios do Semiárido a assumir compromisso com a infância e adolescênciaImportante parceiro do Sistema Tribunais de Contas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UN...
27/04/2025 | 12:37
Dia 27 de abril: dia do Auditor de Controle ExternoHoje(27), celebramos o trabalho essencial dos Auditores de Controle Externo, profissionais que honram e fortalecem o ...