Escolas de Contas, TCE/AL e Instituto Rui Barbosa realizam XIII EDUCONTAS: “A atuação das Escolas de Contas na era da inovação”

06/09/2022 ás 12:19:18

Visualizações: 660

Compartilhando experiências e boas práticas, o XIII Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (EDUCONTAS) reuniu na quinta-feira e sexta-feira, dias 1º e 2 de setembro, gestores e técnicos das unidades de ensino dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país. Sendo sediado pela primeira vez na capital alagoana, o evento trouxe em dois dias uma programação diversificada na área da inovação relacionada à atuação das Escolas de Contas.

Promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas, sua Escola de Contas Públicas e o Instituto Rui Barbosa (IRB), o XIII EDUCONTAS foi idealizado com o propósito de unir a técnica, a inovação e as metodologias ativas. “Estamos buscando e trabalhando para trazer eficiência e boa qualidade no serviço público, é por isso que estamos nos aperfeiçoando e promovendo aperfeiçoamento também. Queremos que os gestores estejam mais motivados a participar do serviço público, que busquem inovar na sua gestão”, destaca o Presidente Fernando Toledo.

Com o auditório do hotel Best Western Premier Maceió cheio, a apresentação ficou por conta de Liara Nogueira e a abertura foi realizada com a  apresentação musical do coral Cantos e Contas. O evento foi iniciado com a composição de honra formada pelo Presidente em exercício do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo; o Diretor e o Diretor-técnico da Escola de Contas, Rodrigo Siqueira e Marçal Aranha; o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes e a Presidente do TCE/PI, conselheira Lilian Martins.

A Palestra Magna ficou por conta do Professor Luciano Vieira, que abordou o tema “O Desafio da Inovação para as Escolas de Contas. “A inovação não é algo simples, ela mexe como a nossa forma de pensar e traz novas perspectivas. Dentro das Escolas de Contas nós temos muito espaço para inovar, com a transformação digital de governo e treinamento de jurisdicionados”, destaca o palestrante.

Durante o momento ainda palestraram: o Professor Fernando de Assis, com o tema ”Metodologia Ativas no Contexto da Formação Profissional”; a Advogada Ana Carla Bliacheriene, que abordou sobre “Inovações e Modelos para Formulação”; Fernando Peron e Rapha Falcão com a palestra “Comunicação e Redes Sociais – O engajamento como ferramenta na educação”.

Após uma programação com diversas palestras, o primeiro dia do EDUCONTAS foi encerrado com o momento musical com a banda alagoana Rock em dobro, além de um coquetel.

Durante dois dias, o XIII EDUCONTAS reuniu membros de diversas Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil para compartilhar experiências, logística e boas práticas de gestão, enfatizando o tema “A atuação das Escolas de Contas na era da inovação”, que reflete de forma positiva para o aperfeiçoamento dos gestores e consequentemente para a sociedade.

O segundo dia do evento foi iniciado com a participação do Presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa, que destacou a felicidade e importância em promover esse evento no estado de Alagoas. “Nós temos ideias, planejamentos e propostas que vão somar com outros Tribunais. Então esse encontro aqui é uma grande troca de ensinamento, de tecnologia e aprimoramento para mostrar ao Brasil que estamos juntos com a mesma intenção”, conclui o Presidente.

Abrindo a programação, o Professor e Procurador do Ministério Público de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider, apresentou a temática “Inovação, LGPD e Governo Digital: a atuação das Escolas de Contas diante das novas tecnologias”. “Esse fenômeno mundial da transformação digital no âmbito da administração pública precisa ser compreendido, e as Escolas de Contas têm papel fundamental nisso, tanto na capacitação dos jurisdicionados como no próprio público interno”, destaca Ricardo Schneider.

Após a primeira palestra, os convidados participaram de um momento musical com a referência na música alagoana, Eliezer Setton. Finalizada a apresentação, foram realizadas as palestras: “Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas de Pernambuco”, com Amós Chagas e Márcio Sena; “Projeto Jovens no Controle do TCE do Paraná”, com Cleonice Gomes e Simone Cardoso, e “Laboratório de Inovação em Controle do TCE do Ceará”, com Paulo Alcântara.



Mais Recentes

Ver mais