Renata Pereira Pires Calheiros
Conselheira
Posse: 16 de dezembro de 2022
Formação Acadêmica:
Experiência Profissional:
Entre os anos de 2015 e 2022, idealizou e coordenou a primeira política estadual com foco na primeira infância, o Cria – Criança Alagoana. O programa Cria tornou-se referência para todo o Brasil e recebeu o Prêmio de Excelência em Gestão Pública – Categoria Boas Práticas, pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em 2019.
Coordenou a implementação do maior programa estadual de transferência de renda do país, o Cartão Cria, que beneficia mais de 150 mil gestantes e crianças de até seis anos em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o estado de Alagoas, além de ter coordenado também a implantação do maior programa de construção de creches da história de Alagoas, que prevê a entrega de 200 unidades em todos os municípios alagoanos, gerando mais de 40 mil vagas na educação infantil.
Sob sua coordenação, nesse período, Alagoas registrou melhoria de diversos indicadores de desempenho, entre eles, o marco de segundo estado brasileiro com a Menor Razão de Mortalidade Materna em 2017, saindo da última posição no ranking anterior, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, houve ampliação na cobertura de vagas em creches e no atendimento médico-hospitalar para crianças e gestantes com a reforma de maternidades e a construção do Hospital da Criança e do Hospital da Mulher.
Idealizadora e coordenadora geral do Programa Alagoas Feita à Mão, que instituiu uma política pública para o fomento e desenvolvimento da economia criativa do artesanato e arte popular de Alagoas, com ações voltadas à valorização do patrimônio cultural, promoção, comercialização e apoio à atividade produtiva.
Com a implantação do programa, Alagoas mais que quadruplicou o volume de vendas anuais dos artesãos e mapeou mais de 120 polos de produção artesanal. O programa tornou-se um marco na divulgação do artesanato e da arte popular alagoana, que ganharam espaço nacional e internacionalmente com a participação inédita nas mais importantes mostras de cultura, design e arquitetura, como a Semana de Design de SP, e a Semana Criativa de Tiradentes, no Brasil, e a Miami Design Week e mostras em Nova York, nos EUA.
Atuou como analista na Superintendência Nacional de Informações e Pesquisa, e analista na Superintendência Nacional de Marketing e Relações Institucionais.
Coordenadora de programas nas áreas de educação e de cultura no município de Murici, em Alagoas, para ampliação da qualidade da educação municipal por meio de parcerias com instituições de referência em ensino como o Instituto Ayrton Senna e a Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Cursos, Palestras e Títulos:
Publicações: