Visualizações: 1613
Por Júlia Marques e Ascom Instituto Rui Barbosa
Autoridades nacionais e internacionais prestigiaram, no fim da tarde desta terça-feira (27), em Manaus, a abertura oficial do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP). Representando o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), estavam presentes o vice-presidente, conselheiro Otávio Lessa, e a diretora geral da Escola de Contas Públicas, conselheira Maria Cleide, além de membros e servidores. O evento reúne representantes de diversos países e estados brasileiros para discutir soluções para os desafios globais e locais relacionados ao meio ambiente, à eficiência dos serviços públicos e ao fortalecimento da atuação dos órgãos de controle.
Com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, o Congresso, organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e sediado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ocorre no Centro de Convenções do Amazonas e segue até o dia 29 de maio. A programação busca reforçar o papel das instituições de controle na indução de boas práticas de governança ambiental e na promoção de políticas públicas mais sustentáveis.
Ao falar em nome das entidades do sistema, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, lembrou que os desafios contemporâneos, sociais, econômicos e ambientais exigem união, postura ética, técnica e colaborativa. “E é justamente essa convergência de saberes e experiência que confere ao congresso, sua relevância e seu prestígio internacional”, ressaltou.
O presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, reforçou a importância de reconhecer o trabalho coletivo e valorizar o legado daqueles que ajudaram a construir o sistema de controle externo. “Não há sustentabilidade sem controle. Não há controle efetivo sem atenção às realidades concretas dos territórios. Não há políticas públicas duradouras sem diálogo”, concluiu. Na oportunidade, ele anunciou o “Prêmio Innovatio”, iniciativa voltada a reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos TCs brasileiros. As inscrições serão abertas a partir de julho.
Marcada pelo reconhecimento da tradição e cultura local, a solenidade de abertura contou com apresentações que exaltaram a identidade amazônica, como o show temático dos bumbás Garantido e Caprichoso, além de uma interpretação do Hino Nacional pelo artista Cleudilon Silveira, o “Passarinho da Amazônia”, que encantou o público ao reproduzir o canto de aves nativas da floresta.
A equipe da TV Cidadã do TCE/AL está presente realizando a cobertura do IX CICPP. Acompanhe as matérias na programação do canal 35.2 e também no Youtube, através dos links: 1º DIA e 2º DIA.
15/12/2025 | 16:06
Coro Contas e Cantos celebra o espírito natalino com recital no TCE/ALPor Júlia Marques-Ascom TCE-AL Levando uma mensage...
15/12/2025 | 11:12
Coordenação do PNTP entrega resultados do ciclo 2025 ao presidente do TCE/ALPor Letícia Arraes- Ascom TCE-AL ...
06/12/2025 | 12:47
Nota de PesarO Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), por meio de seu presidente, conselheiro Fernando Toledo, lamenta ...
05/12/2025 | 10:56
Auditores do TCE/AL têm artigo publicado na 7ª Revista Técnica dos Tribunais de Contas, lançada no Congresso InternacionalOs Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Ala...
05/12/2025 | 10:45
TCE/AL recebe Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência PúblicaPor Letícia Arraes-Ascom TCE-AL ...