Visualizações: 1201
Neste 5 de dezembro, Maceió celebra 210 anos de elevação à categoria de vila, um marco fundamental na construção da identidade da capital alagoana. A Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, parabeniza a cidade pelo legado histórico e pelo papel estratégico que desempenha no desenvolvimento do Estado.
A origem de Maceió remonta ao século XVII, quando o povoado surgiu a partir do antigo engenho de açúcar Massayó. Seu nome deriva do tupi-guarani Maçayó ou Maçaio-k, que significa “o que tapa o alagadiço”, referência às características naturais da região. O crescimento do povoado foi profundamente impulsionado pelo porto de Jaraguá, que se tornou um importante centro de exportação de açúcar e outras mercadorias.
Em 1815, Maceió foi oficialmente desmembrada da então Vila das Alagoas, consolidando-se como vila por ato assinado por D. João VI. Dois anos depois, com a emancipação política da Capitania de Alagoas, iniciava-se o processo de transferência da sede administrativa para Maceió — uma mudança com grande resistência, marcada pela chegada de expedições militares para garantir a ordem. Finalmente, em 16 de dezembro de 1839, a cidade se tornou oficialmente a capital de Alagoas, inaugurando um novo ciclo de desenvolvimento político, comercial e industrial.
Hoje, Maceió é reconhecida nacionalmente por suas belezas naturais, como as praias de águas cristalinas, a piscina natural da Pajuçara, a Lagoa Mundaú e seus mirantes. Os núcleos de artesanato, com destaque para o Pontal da Barra, preservam tradições culturais que resistem ao tempo. As festas populares também expressam a identidade da cidade, como a celebração da padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres, no dia 27 de agosto, e o aniversário do município, comemorado de 5 a 9 de dezembro.
Neste aniversário, a Escola de Contas reafirma sua homenagem à cidade que acolhe tantas histórias, talentos e iniciativas que impulsionam o crescimento de Alagoas.
Parabéns, Maceió! São 210 anos de desenvolvimento, cultura e encantos que orgulham todo o povo alagoano.
05/02/2026 | 15:45
Escola de Contas disponibiliza pesquisa para levantamento das necessidades de capacitação para 2026A Escola de Contas Públicas Conselheiro Jos&eacut...
06/12/2025 | 13:27
NOTA DE PESARO Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), por meio de seu presidente, conselheiro Fernando T...
04/12/2025 | 16:57
Escola de Contas lança obra inédita sobre o legado administrativo de Graciliano Ramos durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de ContasA Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça (E...
02/12/2025 | 17:00
Boas-Vindas ao Ano Novo!A Escola de Contas Públicas deseja a todos um Feliz Ano Novo, mar...
02/12/2025 | 16:55
Natal de Esperança e Renovação!A Escola de Contas Públicas deseja a todos um Feliz Natal, celebr...