Visualizações: 1041
A Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Fiscalização (Sociedade Civil e Tribunais de Contas) do Prêmio ABEL 2025, com o projeto “Jovem Conselheiro”. O reconhecimento foi entregue nesta sexta-feira (6), durante o encerramento do 41º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Natal (RN).
O projeto vencedor é uma iniciativa inovadora de educação cidadã voltada para estudantes universitários, que simula uma sessão do Tribunal de Contas e propõe debates sobre políticas públicas, responsabilidade fiscal e o papel do controle social. Com foco na formação de jovens conscientes e protagonistas, o “Jovem Conselheiro” reforça o compromisso do TCE-AL com a formação de uma nova geração mais crítica, participativa e comprometida com a boa gestão pública.
A premiação consolida a atuação da Escola de Contas na promoção de práticas educacionais de impacto e dialoga diretamente com os objetivos do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que valoriza ações de aproximação com a sociedade e fortalecimento da transparência e da fiscalização cidadã.
Representaram a Escola no evento o diretor técnico Perroneo Tojal e as coordenadoras Gisete de Oliveira e Lídia Machado, que acompanharam de perto a rica programação do encontro, marcada por palestras, oficinas, feira de experiências e a eleição da nova diretoria da ABEL.
O reconhecimento nacional só foi possível graças ao trabalho coletivo e ao apoio institucional da Conselheira Maria Cleide Costa Beserra, diretora-geral da Escola e idealizadora do projeto, e do presidente do TCE-AL, Conselheiro Fernando Ribeiro Toledo, que tem investido na aproximação da Corte de Contas com a sociedade alagoana.
A Escola de Contas agradece a todas as instituições parceiras, aos setores internos do TCE-AL que contribuíram para o desenvolvimento e execução do projeto e, especialmente, aos estudantes que deram vida ao Jovem Conselheiro, tornando essa iniciativa um verdadeiro marco na educação para o controle social em Alagoas.
"Este prêmio não é apenas da Escola de Contas, mas de toda a juventude alagoana e de todos que acreditam no poder transformador do conhecimento."
Imagens: Comunicação-ABEL
06/12/2025 | 13:27
NOTA DE PESARO Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), por meio de seu presidente, conselheiro Fernando T...
04/12/2025 | 16:57
Escola de Contas lança obra inédita sobre o legado administrativo de Graciliano Ramos durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de ContasA Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça (E...
01/12/2025 | 17:12
Escola de Contas lançará livro sobre o legado administrativo de Graciliano Ramos durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de ContasA Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça (E...
01/12/2025 | 17:11
Maceió celebra 210 anos de história, cultura e desenvolvimentoNeste 5 de dezembro, Maceió celebra 210 anos de e...
18/11/2025 | 13:48
Novembro Azul: Escola de Contas reforça ações de prevenção e cuidado com a saúde do homem...