A Escola de Contas Públicas realiza sessão simulada do Projeto Jovem Conselheiro na sua segunda edição

03/10/2024 ás 15:13:01

Visualizações: 305

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, deu as boas-vindas aos participantes do projeto Jovem Conselheiro hoje, em uma cerimônia realizada no plenário da Corte. O evento, que contou com a participação de estudantes universitários, foi considerado um grande sucesso ao proporcionar uma experiência prática sobre o funcionamento do Tribunal e seu papel na sociedade.


O projeto tem como objetivo aproximar os alunos do cotidiano do Tribunal de Contas, por meio da simulação de uma Sessão Plenária. Durante a abertura do evento, o Mestre de Cerimônias destacou que o propósito do projeto é "proporcionar conhecimento prático quanto ao funcionamento do Tribunal de Contas de Alagoas, conscientizando os estudantes sobre o papel do controle externo."


O Jovem Conselheiro 2024 também contou com a parceria da Faculdade Estácio, envolvendo estagiários e servidores da Corte de Contas. Além disso, o projeto contou com a parceria da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL, que esteve representado pelo Vice-presidente e também Diretor Técnico da Escola de Contas Públicas, Pereoneo Tojal. Em uma abordagem inovadora, os casos relatados durante a sessão foram inspirados nos personagens do clássico romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis, enriquecendo o debate com temas da literatura brasileira.


A cerimônia teve início com as palavras do Vice-Presidente do Tribunal, Conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Santos, a Diretora-Geral da Escola de Contas, Conselheira Maria Cleide Costa Besserra, o Conselheiro aposentado e fundador da Escola de Contas, José de Melo, e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta. Todos saudaram os presentes, reforçando a importância do projeto para a formação de futuros gestores públicos e operadores do controle externo, destacando seu papel essencial no fortalecimento da administração pública.


Em seguida, foi realizada a posse simbólica dos Jovens Conselheiros, com destaque para a aluna Lianne Mirele da Silva Pereira, que assumiu simbolicamente o cargo de Presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, acompanhada por seus colegas José Celso da Silva, Sidneya Lima Nogueira, Joyce Maria Santos Almeida Vieira, Alysson Vinícius Gomes de Oliveira, Pedro Matheus de Oliveira Silva, Micael Dias Sant'Anna, Mateus Henrique Ramos da Silva, Pedro Cícero Fernandes Neto, Luiz Filipe Fontes Vieira e Iara Vanessa Souza Lima, que tomaram posse em outros cargos representativos da Corte.


A simulação prosseguiu com a condução dos estudantes envolvidos no projeto, que relataram os casos fictícios sob a orientação de mentores, servidores e técnicos da Corte. Participaram também outros estudantes que integram as equipes: Diogo Willian Santos, Ellen Priscyllya Souza dos Santos, Esdras André de Oliveira Silva, Gethulio Ferreira da Silva, Ingrid Caroline da Silva Santos, Leandra Advento, Maria Júlia Pereira Donato e Iedo Cândido.


Durante a sessão simulada, os alunos apresentaram e relataram dois casos fictícios, envolvendo a análise de uma prestação de contas municipal e uma representação. Ao final das atividades, os participantes expressaram seu agradecimento pela iniciativa do projeto, destacando a importância de promover uma maior aproximação entre o Tribunal de Contas e as instituições de ensino.


O evento foi finalizado com a entrega de certificados aos alunos e mentores, além de homenagens aos orientadores que se dedicaram a apoiar o desenvolvimento do projeto. O Jovem Conselheiro 2024 consolida-se como uma importante ação educativa, aproximando o controle externo das novas gerações e fortalecendo o papel do Tribunal de Contas de Alagoas na sociedade.


"Este projeto não seria possível sem o apoio de todos os conselheiros, conselheiros substitutos, membros do Ministério Público e servidores que atuaram como mentores e orientadores. A Escola de Contas agradece a parceria e dedicação de todos os envolvidos," ressaltou a Conselheira Maria Cleide Costa Besserra, durante o encerramento da cerimônia.


O sucesso do evento também se deve ao apoio irrestrito da Presidência do Tribunal de Contas, pela Coordenação da equipe responsável pelo Plenário, e à valiosa contribuição da Equipe de Comunicação, que garantiu ampla divulgação do projeto. Além disso, os assessores dos Conselheiros, técnicos das diretorias, os estagiários, e todos os profissionais que atuaram nos bastidores tiveram papel fundamental na realização da sessão simulada.


O Jovem Conselheiro 2024, que integra as ações do programa Tribunal de Portas Abertas, já se consolida como um evento tradicional no calendário acadêmico e institucional, prometendo novas edições para os próximos anos.

 

 

Imagens: Comunicação TCE-AL.


Galeria


Mais Recentes

Ver mais