Logo do MPC-AL na cor vermelha

Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas

Controle Externo da Administração Pública

MPC participa da abertura do Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026

23/01/2026 ás 12:00:12

Visualizações: 510

O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC) marcou presença na abertura do Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026, realizada nesta quinta-feira (22), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. A instituição foi representada pelo procurador-geral, Enio Pimenta, e pelo procurador ouvidor-geral, Gustavo Santos, reforçando o compromisso do MPC com o fortalecimento da gestão pública municipal e do controle externo.

Promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o congresso integra a programação da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, considerada o maior evento municipalista do Brasil. A Feira acontece de 22 a 25 de janeiro, enquanto o congresso é realizado entre os dias 22 e 24, reunindo gestores públicos, técnicos, especialistas e representantes de instituições de controle para debater temas estratégicos da administração pública.

Com mais de 18 eixos temáticos, a programação aborda assuntos atuais e relevantes, como inovação na gestão pública, eficiência administrativa, responsabilidade fiscal, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da governança municipal.

No primeiro dia do evento, o procurador ouvidor-geral do MPC, Gustavo Santos, foi um dos palestrantes e destacou a atuação conjunta do Ministério Público de Contas com a Controladoria-Geral da União (CGU) durante o período da pandemia da Covid-19. Em sua apresentação, ele abordou o recebimento indevido de auxílio emergencial por cerca de 30 mil servidores públicos em Alagoas, situação que gerou prejuízos aos cofres públicos e passou a ser objeto de apuração pelo MPC. Para contextualizar o tema, o procurador exibiu um vídeo com reportagem jornalística sobre o caso, contribuindo para a compreensão do público presente.

A participação do MPC no congresso se soma aos debates qualificados promovidos ao longo do evento, que contam com outros palestrantes, especialistas, gestores públicos e referências nacionais. As discussões e a troca de experiências têm como objetivo o aprimoramento do controle interno, o fortalecimento da atuação dos tribunais de contas e a melhoria da gestão municipal.

Reconhecida nacionalmente, a Feira dos Municípios Alagoanos se consolida como um importante espaço de integração, aprendizado, negócios e valorização das potencialidades dos municípios, reunindo instituições, parceiros e a sociedade em geral em um ambiente de cooperação e fortalecimento do municipalismo.

Texto: Fabiane Mendes


Galeria

Banners