Logo do MPC-AL na cor vermelha

Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas

Controle Externo da Administração Pública

Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas toma posse como Presidente do IDAA

02/02/2026 ás 15:12:12

Visualizações: 496

O Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider, tomou posse como Presidente do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas (IDAA), para o triênio 2026–2028, em solenidade realizada no Instituto Meraki, na sexta-feira (30), às 17h, reunindo membros da comunidade jurídica, acadêmicos e representantes de diversas instituições.

Eleito para conduzir a nova gestão do Instituto, Ricardo Schneider destacou o sentimento de gratidão e o senso de responsabilidade ao assumir a presidência do IDAA. Na ocasião, agradeceu aos associados pela confiança depositada e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando pelo fortalecimento do Direito Administrativo em Alagoas, por meio da promoção do debate qualificado, do estímulo à produção acadêmica e da atuação institucional integrada.

Durante a solenidade, o presidente empossado ressaltou o trabalho das gestões anteriores, responsáveis por construir as bases e consolidar o IDAA como um espaço plural e qualificado de discussão jurídica. De modo especial, destacou a atuação do Professor Fábio Lins, que esteve à frente do Instituto, ressaltando uma gestão marcada pela realização de inúmeros eventos, avanços institucionais concretos e pela generosidade em reunir pessoas e criar oportunidades para estudiosos do Direito Administrativo no Estado. Na oportunidade, foi entregue uma placa em homenagem ao ex-presidente, em reconhecimento ao legado e à relevante contribuição prestada ao Instituto.

O evento também foi marcado por importantes lançamentos institucionais. Entre eles, o site oficial do IDAA (idaa.com.br), que reúne informações sobre o Instituto, suas atividades e possibilita o ingresso de novos associados interessados em integrar a entidade. Foi lançada, ainda, a Revista do IDAA, voltada à publicação de artigos científicos sobre temas diversos do Direito Administrativo, com adoção de critérios da CAPES para fins de qualificação acadêmica, sendo a primeira revista criada por um instituto de Direito Administrativo no país.

Outro destaque da solenidade foi o lançamento de obra organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), composta por artigos de diversos associados e dedicada ao caso Braskem, desastre ambiental ocorrido em Maceió, cujos impactos sociais, urbanos e ambientais são de grandes proporções. O conjunto de iniciativas reafirma a vocação do IDAA para a produção de conhecimento jurídico e para a oferta de contribuições efetivas à sociedade em temas de elevada relevância.

A Diretoria Executiva do IDAA para o triênio 2026–2028 será composta por: Ricardo Schneider (presidente), Fernanda Calixto (vice-presidente), Flávia Caroline Amorim (secretária), José Tenório Nunes Filho (tesoureiro), Marcus Rômulo Maia (diretor de Relações Institucionais), Fábio Lins (diretor de Pesquisas e Publicações), Filipe Lôbo (diretor Acadêmico), Raphaela Brasil (diretora de Marketing), Alessandra Wegermann (diretora Social) e Adely Meireles (diretora Cultural).

O Conselho Fiscal será integrado por Carlos Roberto Marques, Janaina Helena de Freitas e Lindineide Cardoso, tendo Ayllane Mayara Fulco como suplente.

A nova gestão do Instituto inicia-se com o propósito de ampliar projetos, promover encontros acadêmicos e contribuir de forma efetiva para o aprimoramento da Administração Pública, sempre orientada pelos valores da integridade, eficiência e democracia, em benefício da comunidade jurídica e da sociedade alagoana.

Texto: Fabiane Mendes


Galeria

Banners