04/10/2025 ás 13:42:31
Visualizações: 91
O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), a convite do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), participou da 3ª Sessão Plenária Simulada do projeto Jovem Conselheiro, uma iniciativa da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça. O evento foi realizado nesta quinta-feira (02), no plenário Divaldo Suruagy, e reuniu estudantes de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – campus Arapiraca, além de estagiários de Direito e Contabilidade do TCE/AL.
O PROJETO
Extensão do programa “TCE de Portas Abertas”, o projeto Jovem Conselheiro tem como objetivo aproximar a sociedade — especialmente os jovens acadêmicos — do funcionamento do controle externo, proporcionando uma vivência prática do processo de julgamento das contas públicas e de denúncia encaminhada ao TCE-AL.
Ao longo de aproximadamente dois meses, os estudantes participaram de atividades de estudo, mentorias, visitas técnicas e elaboração de pareceres, vivenciando de forma concreta as responsabilidades de conselheiros e procuradores de contas.
Nesta edição, os casos simulados foram inspirados em personagens das obras Vidas Secas e São Bernardo, do escritor alagoano Graciliano Ramos, unindo cultura, literatura e controle público em uma abordagem inovadora e educativa.
PARTICIPAÇÃO E PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS
O Ministério Público de Contas teve participação fundamental no projeto. Sob a mentoria da servidora Luana Beder, o grupo do MPC foi composto por estagiários do órgão, que desempenharam os papéis de “Jovem Procurador-Geral” e assessores, reproduzindo o trabalho do Ministério Público junto ao Tribunal.
A estudante Mirela Cavalcante atuou como Procuradora-Geral Jovem, representando o MPC na sessão simulada e apresentando pareceres sobre dois processos fictícios: uma prestação de contas de governo e uma representação.
A equipe de assessoria contou com a presença dos estagiários de Direito Emerson Melo Medeiros e Maria Laura Lamenha Peixoto; e da estagiária de Contabilidade Vitória Esmeraldina Pereira da Silva.
Segundo o subprocurador-geral Ricardo Schneider, representante do MPC durante a cerimônia, o projeto proporciona aos alunos uma experiência transformadora, que ultrapassa os limites da sala de aula tradicional:
“Enquanto professor, percebemos que quando o aluno vivencia o ambiente real do controle externo, representando conselheiros e procuradores, o aprendizado é muito maior do que numa sala de aula tradicional. O MPC sente-se honrado por participar desde o início e apoiar uma iniciativa que tanto contribui para a formação cidadã e profissional dos jovens”, destacou Schneider.
O subprocurador-geral também ressaltou a satisfação institucional com o crescimento do projeto e o entusiasmo dos participantes:
“Ficamos contentes em ver esse projeto crescendo cada vez mais, evoluindo, encantando os alunos e observando a experiência de uma estagiária nossa que participou do projeto — o quanto ela ficou empolgada e motivada. Nós, do MPC, estamos muito satisfeitos em participar desde o começo, apoiando essa importante iniciativa”, completou.
A mentora Luana Beder também ressaltou o orgulho em acompanhar a evolução dos estudantes ao longo do processo:
“Foi muito gratificante ver o quanto os alunos cresceram e evoluíram em conhecimento ao longo desse processo. Participar das reuniões e presenciar o desempenho deles na sessão simulada mostra que cumprimos nossa missão. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos mais uma vez!”, disse.
SESSÃO SIMULADA
Durante a sessão, os alunos tomaram posse simbolicamente como conselheiros e procuradores, assumindo papéis representativos dentro da Corte de Contas. Os participantes apresentaram e relataram processos, debateram pareceres e emitiram votos, vivenciando a dinâmica real de um julgamento de contas públicas.
Encerrando a simulação, certificados foram entregues aos alunos e mentores, além de homenagens aos orientadores que se dedicaram ao desenvolvimento do projeto. O projeto Jovem Conselheiro consolida-se como uma ação educativa de impacto, aproximando o Tribunal de Contas das novas gerações. O MPC/AL reafirma, assim, seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e com o fortalecimento das instituições de controle e transparência pública.
por Fabiane Mendes
Acompanhe as fotos no ALBÚM DIGITAL. A transmissão da sessão plenária simulada esta disponível no Youtube da TV Cidadã, através do link: https://www.youtube.com/c/TVCidad%C3%A3Alagoas/videos.